Arquivo do blog

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Na mesa com o vinho - Etiqueta para servir e degustar.

  A palavra etiqueta vem do francês "ètiquette" e hoje é usada , entre outros significados, para designar o conjunto de regras, estilos, normas e hábitos, que conferem à vida cotidiana características de harmonia, elegância, distinção, além de facilitar o convívio entre as pessoas. Ela é a arte das boas maneiras e dos bons costumes.
  Pode parecer esnobe e exagerado, mas uma bebida tão elegante e requintada como o vinho tem suas próprias regras de etiqueta que passam longe de ser apenas "frescura". Cada uma dessas regras tem o seu porquê e o objetivo delas é fazer com que o degustador aproveite e aprecie ao máximo o seu vinho. 
  O ritual de etiqueta do vinho começa com uma mesa bem posta, sabendo que cada utensílio tem seu lugar determinado.



  Para o correto serviço do vinho, as taças são dispostas sempre do lado direito do prato e seguindo uma ordem de tamanho: as taças menores vão a frente, enquanto as taças mais altas são posicionadas atrás, isso facilitará o trabalho de quem irá servir o vinho.
  Depois de assegurar que tudo está corretamente posicionado à mesa, tem-se que atentar para a temperatura de serviço do vinho. Esse é um fator muito importante, pois está diretamente relacionado com a percepção dos sabores e a liberação dos aromas do vinho, entretanto, as temperaturas não são regras absolutas, mas são sim um ponto de referência:

*Temperatura de serviço - BRANCOS

Espumantes: 5º C

Brancos Doces: 6º C

Champagnes: 8º C

Brancos Secos Leves: 9º C

Brancos Secos Corpo Médio: 12º C

Brancos Secos Encorpados: 14º C

Rosés: 9 a 10º C

Jerez Fino e Manzanilla: 7º C

Jerez Amontillado e Oloroso: 11º C

Porto Branco: 8 a 10º C

Madeira: 14º C



*Temperatura de serviço - TINTOS

Tintos Leves: 10º a 12º C

Tintos de Corpo Médio: 13º a 14º C

Vinho do Porto Tinto: 14º C

Chianti, Zinfandel: 16º C

Grandes Tintos, Bordeaux, Tintos Encorpados: 17º a 18º C

* Informações com relação a temperatura de serviço foram retiradas do site "artwine".

  Estando a temperatura de serviço correta, deve-se levar a garrafa até a mesa; o anfitrião ou quem for servir o vinho, deve segurar a garrafa pelo meio, envolvendo-a com toda a mão e sempre deixando o rótulo a mostra. A espessura da garrafa do vinho não permitirá qualquer alteração na temperatura de serviço. Jamais utilize a cavidade no fundo da garrafa (chamada de punt) para fazer o exame de toque, ou seja, apoiar o dedo ou servir o vinho - ela não foi feita para isso. As garrafas de champagne e espumantes possuem muita pressão em face da segunda fermentação e precisam do punt para distribuir melhor essa pressão; nos demais vinhos, a cavidade ainda persiste por uma questão de tradição e para conferir mais equilíbrio quando as mesmas estão em pé ou empilhadas.


  No momento de servir o vinho, deve-se seguir uma ordem lógica de etiqueta: as mulheres são servidas antes dos homens, respeitando a ordem de idade (primeiro as mulheres mais velhas, depois as mais jovens), passa-se, então, aos homens - sempre respeitando a mesma ordem de idade, e por último, o anfitrião é servido. Uma observação importante a ser considerada, é que se o "anfitrião" for uma mulher, ela será a última a ser servida. Se o jantar for realizado em sua casa, você (ou quem está oferecendo o jantar) é quem deve servir o vinho aos convidados,  ficando por último, mesmo se o vinho tiver sido levado por algum convidado.  
  Quando você estiver sendo servido por alguém, não levante a taça para receber o vinho! Deixe a taça do lado direito de seu prato (onde ela deve sempre estar) e a pessoa que serve irá até o seu lado direito para colocar o vinho; essa atitude é mais elegante, demonstra menos ansiedade e evita uma situação imprevisível (você pode subir a taça demais e bater na boca da garrafa ou vice-versa). Vale ressaltar que essa regra de servir do lado direito e não levantar a taça, só vale se não for causar nenhum transtorno. Se a mesa for grande, se o garçon ou o anfitrião não conseguirem chegar até você ou se seu lado direito estiver bloqueado, a regra de etiqueta é estender a taça até a pessoa que irá te servir.
  Outra dica importante, é nunca encostar a boca da garrafa na boca da taça quando for servir o vinho; apesar de mais seguro para que o vinho não seja derramado, esse contato pode quebrar a taça e causar um grande inconveniente. Neste caso, nada de boca na boca!


   A quantidade de vinho a ser servida é de aproximadamente três dedos e nunca deve ultrapassar a metade da taça, para vinhos tintos; pode parecer pouco, mas na etiqueta do mundo do vinho tudo tem sua explicação: para a liberação dos aromas nos vinhos tintos, brancos e rosés, existe a necessidade de se "aerar" o vinho (incorporar oxigênio a ele), ou seja, dar aquela famosa giradinha na taça, se a taça estiver cheia ou com vinho além da metade, essa operação será impossível. No caso dos vinhos espumantes, que NÃO devem ser aerados,  deve-se servir pouca quantidade para que o líquido não esquente, esse tipo de vinho deve ser servido e consumido em temperaturas mais baixas. É de responsabilidade do anfitrião ou de quem está fazendo o serviço do vinho manter e servir a quantidade correta, ninguém gosta de taça vazia!
  Ao servir o vinho, sempre aparece aquela gota chata que vai escorrer pela garrafa e pode acabar manchando o rótulo, a mesa ou a roupa de algum convidado, para evitar esse tipo de inconveniente, existem algumas saídas: pode ser usado um pano de serviço e toda vez que se serve o vinho, passar esse pano ao redor do gargalo para evitar a gota;  ou então, depois de servir o vinho, ainda com a boca da garrafa ainda perto da boca da taça dar uma "viradinha" na garrafa, evitando a formação da gota; pode-se ainda usar um acessório chamado"corta-gotas"ou"drop stop", que proporciona um serviço mais limpo e elegante.


       ALGUNS TIPOS DE CORTA GOTAS
  

       

  As taças utilizadas para vinhos tem hastes longas e existe um "por quê": é exatamente pela haste que se deve segurar uma taça de vinho. Muitos vinhos deixam de exprimir todo seu potencial e qualidade quando não estão em sua temperatura correta, por isso, esquentar o vinho não é bom! Por serem feitas de vidro ou cristal muito finos, segurar com a mão inteira no bojo da taça  faz com que o vinho esquente, além de ser super deselegante.
  Ao abrir a garrafa, o sommelier deverá entregar a rolha ao anfitrião que observará se a rolha está úmida (indicando que a garrafa foi armazenada de maneira correta antes de ser consumida, ou seja, na horizontal); depois deve cheirar a rolha para avaliar se a bebida está em perfeitas condições. 

  No momento de degustar o vinho, antes de efetivamente prová-lo, deve-se dar aquela "giradinha" na taça (aerar o vinho), citada anteriormente.  Esse ritual serve para liberar aromas do vinho e também serve para verificar se o vinho tem algum defeito olfativo, o que poderá, eventualmente, torná-lo impróprio para o consumo.
  
    


  Quando a garrafa de vinho chegar ao fim e optar-se por abrir outra garrafa, deve-se trocar a taça, principalmente se o vinho for de outro tipo, mesmo porque cada vinho pede um tipo diferente de formato de taça. Se você estiver em uma ocasião ou local onde a troca de taças não seja possível, não tem problema, basta colocar um pouco de água, girá-la e jogar a água fora.
  Ao se falar em vinho, o momento do brinde vem sempre em mente. Ao fazê-lo, devemos sempre olhar nos olhos das pessoas com as quais estamos brindando, segundo os franceses, quem não brinda olhando nos olhos, terá sete anos de azar!
 Agora é só aproveitar os momentos sem mais mistérios e desfrutar de todo o prazer que o vinho pode proporcionar.



Salute!







  
  
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário