Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Vinho e Sommelier : definições.

  Segundo a UVIBRA (União Brasileira de Viticultura), vinho é "exclusivamente a bebida resultante da fermentação alcoólica completa ou parcial da uva fresca, esmagada ou não, ou do mosto simples ou virgem, com um conteúdo de álcool adquirido mínimo de 7%."
  Para mim, a definição de vinho tem mais a ver com questões subjetivas e emocionais, que ultrapassam a legislação - puramente técnica. Vinho é um líquido precioso, inebriante, que tem a capacidade de agregar pessoas, gerar bem estar, transformar  uma simples refeição em um evento, conferir glamour a festas e comemorações, ser um marcador de ocasiões especiais, além de fazer muito bem para a saúde mental, física e espiritual de todo ser humano.
  Nossa alma agradece!

  



                                                         " No vinho está a verdade."

  Com o vinho, surge a profissão do sommelier (somme = besta de carga + lier = amarrar, ligar). Essa palavra tem origem francesa e significa " o amarrador/lidador de cargas" ou "carroceiro". Antigamente, o sommelier era um carroceiro incumbido de transportar pipas de vinhos para os castelos e palácios; antes que esse líquido precioso fosse servido para os Reis e nobres da época, esse profissional tinha que provar o vinho para assegurar que o mesmo não fora envenenado durante seu transporte.

  Nos dias atuais, sommelier (ou escanção - em português europeu) é o especialista que aconselha o cliente na escolha do vinho - ou de qualquer outra bebida - garantindo seu serviço correto.
  O sommelier tem uma participação ativa na organização, motivação e treinamento da equipe do local onde trabalha. É de sua total responsabilidade a satisfação do cliente e a preservação dos valores e do nome da empresa que ele representa. Cabe a esse profissional obter conhecimentos amplos e profundos sobre o mundo dos vinhos e das demais bebidas, gerenciar a compra e a venda dos vinhos e bebidas, promovê-los, compatibilizá-los com o menu, compreender a necessidade do cliente, além de auxiliar o cliente a apurar sua sensibilidade.
  O profissional do vinho é muito valorizado nos países europeus, onde a cultura dessa bebida é intrínseca, existe até um concurso, realizado pela Association de la Sommellerie Internationale, a cada 03 anos, para eleger o "Melhor Sommelier do Mundo" - a última edição aconteceu em 2013 e o eleito foi o suíço Paolo Basso; no Brasil, essa profissão vem ganhando mais destaque e reconhecimento a cada dia.
   Giuseppe Vaccarini, um dos nomes mais importantes da Itália relacionado ao mundo do vinho, define muito bem esse profissional: " Sommelier é aquele que sabe transformar qualquer ocasião à mesa em um acontecimento inesquecível."

  





Um comentário: