Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Vodka - Parte II: Vodkas, para que te quero!

Luxos, frivolidades e afins

Assim como muitas outras bebidas alcóolicas, a vodka tem seu lugar cativo no mercado de luxo.
Com a redução do interesse pelas vodkas aromatizadas, as marcas estão diminuindo os sabores chicletes, pipoca, chantilly, etc., e substituindo por extensões de luxo.
A demanda por produtos premium tem aumentado, o que demonstra que o público está preferindo produtos de melhor qualidade e que lhe conferem status.
Apresento, a seguir, algumas das marcar de vodka mais luxuosas do mercado nos dias atuais:

*elit por Stolichnaya





A vodka Stolichnaya, lançou em 2013 a elit, em 03 versões: a Himalayan Edition, a New Zeland Edition e a Andean Edition, todas custando US$ 3.000,00. Essas vodkas exploram a forma como a água de diferentes fontes afeta o sabor desse destilado. Figuram entre as mais caras, raras e luxuosas vodkas do mundo.








*Grey Goose VX




A Bacardi entrou na categoria de destilados híbridos em 2014, com a Grey Goose VX, uma mistura ultra-premium de vodka com gotas de conhaque fino.








*Absolut Elyx






Outra marca que embarcou no mercado de luxo foi a Absolut, com a  Elyx. Sua produção completamente artesanal, é feita com trigos selecionados e destilada em barris de cobre para preservar a purificação.








*Cîroc Ten





A Cîroc Ten custa US$ 250,00. Contém uma mistura de uvas francesas nobres, incluindo as primeiras uvas da colheita de 2013.








*Smirnoff White








O portifólio da Diageo revelou a Smirnoff White. Filtrada em baixas temperaturas (-6º C), ela representa a última inovação no mundo das vodkas.











*Kauffmann Luxury Private Collection





Essa vodka é produto de trigos de uma só colheita, é destilada 14 vezes e filtrada duas vezes, na primeira filtração usa-se o carvão e a segunda filtração acontece através de areia de quartzo.




*Beluga Allure







Essa vodka russa é feita a partir de uma receita especial com xarope de bordo (maple syrup) e extrato de figo. Após os ingredientes serem adicionados, o líquido descansa por 60 dias antes de ser engarrafado.








VODKA, como degustá-la 

Beber vodka é mais que um costume russo, a bebida é um orgulho nacional. Para manter essa cultura multissecular, existe todo um ritual, que pode ser seguido, ou não,  pelos apreciadores desse destilado, o mais importante é ter prazer, sempre.
Os russos dizem que a vodka deve ser bebida de uma maneira simples, em um trago só e muito gelada.
Com relação ao acondicionamento da bebida, alguns preferem deixá-la na gelaria, outros em temperatura ambiente, e muitos preferem deixá-la no freezer - isso faz com que a vodka fique com aquele aspecto de "cremosidade" (essa sensação acontece pois as moléculas de água ficam mais densas em baixas temperaturas). Os russos preferem enterrá-la diretamente na neve, para depois consumí-la.
Há quem diga que o gosto desse destilado muda de acordo com a temperatura de serviço, quem decidirá como degustá-la, é o apreciador da vodka, já que o paladar é muito individual.
A conservação da vodka depois de aberta é ilimitada, desde que seja guardada bem fechada e em local adequado, para evitar a interferência de aromas ou de partículas de sujeira soltas no ar. (Seja dentro ou fora do freezer/geladeira, tanto faz.)

 O COPO

Quando um apreciador vai degustar a vodka em seu estado puro, é necessário a utilização de um copo adequado para isso. O copo é 50% do espírito da bebida. No caso desse destilado, o copo correto é o tipo "shot", só que para a vodka, ele tem que ter 80ml de capacidade. É um copo mais esguio que impõe o espírito correto da vodka; porém há quem prefira o bom e velho "old fashion" com 02 ou 03 pedras de gelo.


                          


Harmonizando para enriquecer o paladar

Depois de cada dose, o ideal é quebrar o sabor da bebida alcoólica com um petisco, e o que não falta é uma série de "tira-gostos" e pratos especiais para acompanhar a vodka.
O ideal para harmonizar com a vodka, são alimentos defumados e com pouco gordura, tipo: peixes e aves. As melhores harmonizações são com:

       SALMÃO DEFUMADO                                                    *CAVIAR BELUGA


       









             **BLINIS 






               
             
                                                           AMÊNDOAS













*CAVIAR BELUGA: esse tipo de caviar vem do peixe Esturjão Branco, é mais suave e delicado, é, também, o mais raro e o mais caro, com ovas maiores. Pode-se usar ainda, o caviar vermelho (ovas de salmão), que é mais barato e harmoniza igualmente com a vodka.
**BLINIS: são panquecas russas. Os russos costumam comer blinis com caviar, mas também é possível saboreá-los com suor cream (ou coalhada fresca), salmão defumado, manteiga e geléia.


Ou ainda, vale a pena tentar degustar a vodka harmonizada com: batatas cozidas, cogumelos marinados, legumes/ frutas em conserva(pepinos, tomates, mirtilos, maças) e até com chucrute.

É sempre bom lembrar que queijos, peixe cozido ou embutidos, NÃO fazem uma "harmonização dos sonhos" com a vodka, então, é melhor evitar.

Vai um drink aí?

A vodka é mais consumida em países com clima muito frio do leste europeu, como Rússia, Bielorrússia, Polônia, Ucrânia e nos países nórdicos. Apesar de ser consumida pura nos países onde é mais popular, a vodka, no resto do mundo, é consumida em misturas com outras bebidas, como sucos de frutas ou refrigerantes. A vodka tornou-se muito popular no mundo todo a partir dos anos 70, quando vários barmen começaram a substituir bebidas destiladas tradicionais pela vodka, na preparação dos coquetéis. Atualmente, esse destilado é essencial em qualquer bar.
Um dos drinks mais famosos feitos com vodka é o Cosmopolitan. Esse coquetel foi popularizado por ser um dos drinks preferidos da diva Madonna e também por ser companhia constante das atrizes da série de TV "Sex And The City".

Vamos à ele!

Ingredientes:

30 ml de vodka
30ml de suco de cramberry
10ml de Cointreau
10ml de suco de limão
1 casca de laranja

Preparo:

Na coqueteleira, misture os ingredientes e gelo. Bata e sirva coado em copo "Short Drink". Adicione um "spray" da casca de laranja e decore com a casca.
Está pronto, agora é só se deliciar!


Para Vladimir Maiakóvisk, um famoso poeta russo: "É melhor morrer de VODKA do que morrer de TÉDIO", eu concordo plenamente com ele!


Na zdorovie! 
(Brinde feito na língua russa que significa "À sua saúde!")

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se toda a informação que você coloca nesse blogue, pode ser usada/copiada para a utilização em trabalhos entre outros...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim!
      Conhecimento, informação e história devem ser compartilhados.
      Com relação aos créditos, fica à critério de sua consciência.
      Abraços,

      Excluir